quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jotun



Jotun (ou Gigantes do Gelo) são seres gigantes da Mitologia Nórdica muitas vezes associados aos Trolls, que fazem parte de uma raça de espíritos da natureza com força sobre-humana, habitando o mundo de Jötunheimr, um dos nove mundos da cosmologia nórdica, onde está separado de Midgard (mundo dos humanos) principalmente pelas montanhas e florestas densas.


Seu nome significa ‘’comedor de homens’’, tendo também outros significados como ‘’ causador do caos’’, ‘’sede de sangue’’, ‘’pessoa muito alta’’ ou até mesmo Troll. Alguns deles representavam alguns elementos sendo Gigantes do Ar, Gigantes do Gelo, Gigantes da Montanha e Gigantes da Água.


As lendas dizem que surgiram da seguinte forma: Três seres que nasceram das axilas e dos pés de um gigante de tamanho monumental, deram origem a raça dos Jotuns, que povoaram Niflheim, (Mistland = Terra da Névoa) o reino da névoa, do gelo e do frio.

Ilustração de Jotuns sequestrando a rainha das valquírias , Freya.

As Jotuns Fêmeas eram muito bonitas, e em alguns casos, foram procuradas como esposas pelos Deuses. Assim como os Trolls, Jotuns não são inteligentes, tem a aparência grotesca e variável, muitas vezes muito deformada, alguns  possuem garras, presas, e de tamanho descomunal.

Hoje em dia os Jotuns são populares em games e livros de fantasia, geralmente como vilões predadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário